sábado, 10 de abril de 2010









Jogos de Crianças
Pintor flamengo ,quis fixar num único quadro todos os jogos infantis que conhecia. Muitos dos jogos que ele mostrou foram identificados. Olhando para o quadro identifique quantos brinquedos estão reproduzidos. Esta pintura é de 1560 e as crianças divertem-se com objetos simples: paus, chapéus, aros, entre outros.
O estágio pré-operatório dos (2 a 6)

Na opinião de Piaget, o pensamento das crianças de três, quadro anos de idade ainda não é totalmente, e, por isso, o desenvolvimento cognitivo durante a primeira infância pode ser encarado como um processo de superação das limitações que estão no caminho do verdadeiro pensamento operatório.

O estágio das operações concretas dos (6 aos 10 anos)

Uma das diferenças principais entre a crianças pré-operacional é que a primeira não tem uma representação mental de uma série de ações.

Exemplo: Nos professores danos uma atividade recreativa um percurso com obstáculos para as crianças percorrer A criança de 5 anos pode fazer o percurso , mas quando pedimos para colocar no papel o que ela percorreu ela não consegue.
Já de operações concreta acredita que o comprimento, a massa peso e número permanecem constantes apesar de modificações superficiais em sua aparência externa.

Egocentrismos: refere à tendência para de “ concentra em si mesmo” em considerar o mundo inteiramente em termos do próprio ponto de vista

Exemplo: Não consegue diferenciar ele do resto do mundo, para ele a lua estar me seguindo ele não enxerga a parti da perspectiva de outra pessoa.

Jogos simbólicos

Para Leylanche e Pontalis, o jogo simbólico é a atualização do fantasma. Satisfação do desejo, o jogo, como o fantasma que ele expressa, tem por motivo um desejo insatisfeito buscando sua realização parcial. Mas o jogo não é alucinados, porque ele se insere nas coordenadas do espaço e do tempo ás quais a criança, quando brinca. Vamos pula com um pé só como o saci pererê, colocar um corda fala que é uma ponte, e embaixo estar cheio de jacaré.
Segundo (Gallahue,1987) Por meio das atividades rítmicas criativas imitativas e interpretativas, os alunos são conduzidos a explorar toda a sua criatividades, pois nelas símbolos ou objetos são manipulados a fim de produzir algo incomum, inédito ou fazer de maneira nova, ou não convencional, algo já existente.

O professor tem que saber explorar o potencial do aluno, possibilitando seu desenvolvimento natural e favorecer o despertar da criatividade.
Um fator muito importante a ser relevado é o de não adotar um didático massificante e mecânica (cópia de movimento), pois estaria tirando a individualidade da criança e bloqueando sua criatividade e espontaneidade.
O professor não deve ensinar ao aluno como se dançar, mas sim, favorecer a aprendizagem. Não deve demonstrar os movimentos, mas sim, criar condições para que o aluno se movimente.
A criança necessita de experiências que possibilitem o aprimoramento de sua criatividade e atividades que favoreçam a sensação de alegria (aspecto lúdico), e que, a partir daí, ela possa retratar o seu humor, através da liberdade de movimento, da livre expressão, e do desenvolvimento de outras dimensões contidas no inconsciente.
A dança associada á Educação Física, deverá proporcionar atividades geradoras de ação, favorecendo a estimulação para a ação e reforçar a auto-estima, a auto-imagem, a autoconfiança.
No quadro a cima consigo identificar desenvolvimento motor e aprendizagem motora.

Na primeira infância fase rudimentares o rápido desenvolvimento dos processos cognitivo superiores e dos processos motores encoraja rápidos ganhos nas habilidades motoras rudimentares nesse estagio. E desenvolvem os aspectos musculares de movimento grosso. Na segunda infância fase motora fundamental tem três estagio, inicial, elementar, inicial desenvolvem os aspectos musculares de movimento fino.
Estágio transitório em algum período, nos seus 7 ou 8 anos de idade começa a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no esporte e em ambientes recreativos. Cainhar numa ponte de cordas, pular corda as habilidades motoras transitórias contem os mesmo elementos da fundamentais só que mais especializados, uma precisão e controle maior.
Habilidades Motoras Discretas: Apresentam início e fim definidos(alcançar uma bola arremessada,atirar uma vara) Habilidades Motoras em série: Série de habilidades discretas
realizadas em sucessão rápida(driblar uma bola de basquete,abrir uma porta)
Habilidades Motoras Contínuas: Realizadas repetidamente durante um tempo arbitrário (pedalar uma bicicleta, nadar, tocar um violino) devido à maturação do córtex - pré-frontal maturação do ser humano é do proximal para o distal.
Assim, com o decorrer do desenvolvimento, a melhoria no desempenho motor da criança, em habilidades desportivas ou não, é influenciada pela maior velocidade com que estímulos e informações de “feedback” podem ser transmitidos através do seu sistema de
processamento de informações. Um fator importante na velocidade de processamento central é a quantidade de informação que envolve os efeitos de pelo menos três variáveis: complexidade da informação, tempo utilizável para o processamento e capacidade do sujeito.



























Referências:

MAGILL, R.A.
Gallahue,1987
Michael Cole e Sheila R. Cole pág. 355).
VERDERI, Èrica Beatriz Lemes Pimentel

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