domingo, 7 de março de 2010

Criança

Cuidar da criança é uma ação complexa que envolve diferentes fazeres, gestos, precauções, atenção, olhares. Refere-se a planejar situações que ofereçam à criança acolhimento, atenção, estímulo, desafio, de modo que ela satisfaça suas necessidades de diversos tipos e aprenda fazê-los de forma cada vez mais autônoma. Quando a criança percebe que esta sendo cuidada, sente-se segura. Aos poucos ela vai adquirindo autonomia para tentar fazer sozinha aquilo que fazia com auxílio de alguém, até o momento em que se torna independente, cuidando de si mesma. Com a experiência, ela aprende não apenas a cuidar de si, mas também a cuidar do outro.
Já educar a criança é criar condições para ela apropriar-se de formas de agir e de significações presentes em seu meio social, formas estas que a levam a constituir-se como um sujeito histórico. Ao fazê-lo, a criança desenvolve sua afetividade, motricidade, imaginação, raciocínio e linguagem, formando um auto conceito positivo em relação a si mesma.
Uma educação que cuida da criança propõe metas valiosas a sua aprendizagem e seu desenvolvimento e, além disso, seleciona experiências de aprendizagem socialmente relevantes e pessoalmente significativas.
Dados de pesquisa sobre o desenvolvimento infantil (particularmente os analisados 0,2 numa perspectiva sócio-histórica elaborada com base nos trabalhos de VYGOTSKY e WALLON, e ampliados a partir dos apontamentos trazidos pela Antropologia, Sociologia, Lingüística e outras ciências) apontam que a criança nasce com condições para interagir com parceiros mais experientes – seus pais, outros familiares, os educadores, outras crianças mais velhas – que lhe apresentam continuamente novas formas de se relacionar com o mundo a fim de compreendê-lo e transformá-lo. Ela tem voz própria e deve ser ouvida, pois é produtora de conhecimento, de cultura e de uma identidade pessoal. Por meio dos relacionamentos que a criança estabelece, não só com os adultos, mas também com outras crianças, ela nomeia objetos, imita pessoas ou outros elementos que observou, traça desenhos, formula perguntas, elabora respostas, constantemente significando o mundo a sua volta, influenciando-o e sendo influenciado por ele.
Vigotski trabalha em cima da obra de Piaget, que diz que uma criança com menos de 8 anos, não mantêm uma vida social estável, seu pensamento é autistico e esta ligado ao egocentrismo. ´´O pensamento autistico é subconsciente, isto é, os objetivos que persegue e os problemas que coloca a si mesmo não estão presente na consciência. Não está adaptado a realidade externa, mas cria pra si uma realidade de imaginação ou de sonhos.``(Citado por Vigotski; PIAGET, 29, PP. 59-60).

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