domingo, 7 de março de 2010

Desenvolvimento e Crescimento

Resumo


Este trabalho é uma pesquisa sobre o Desenvolvimento Humano na Primeira Infância, nosso objetivo é mostrar a “evolução” do Humano a partir do seu nascimento. Cada ser se desenvolve Fisicamente e Psicologicamente de acordo com seu cotidiano, quando criança nos encontramos abertos para diversas formas de crescimento, aprendemos e desenvolvemos de acordo com as necessidades do corpo, muitas vezes aprendemos sozinhos, pois temos em nosso corpo um Sistema chamado Autônomo, ou seja, você supre uma necessidade sem que alguém precise te dizer o que fazer, seu corpo age sozinho.

Introdução

O desenvolver de uma criança esta na capacidade do corpo em reagir às necessidades de seu cotidiano, quando recém-nascidos temos como suporte a mãe, pois é nela que encontramos a imagem do “cuidar” a mãe significa segurança, com o passar do tempo, nosso corpo vai evoluindo aos poucos, além do crescimento e amadurecimento do corpo físico, temos o desenvolvimento psicológico, onde começamos a criar imagens e significados ao que vemos pela frente, daí criamos uma relação entre Surrealismo e Primeira Infância, devido ao fato de quando crianças não obter uma idéia concreta para alguma coisa.

Criança

Cuidar da criança é uma ação complexa que envolve diferentes fazeres, gestos, precauções, atenção, olhares. Refere-se a planejar situações que ofereçam à criança acolhimento, atenção, estímulo, desafio, de modo que ela satisfaça suas necessidades de diversos tipos e aprenda fazê-los de forma cada vez mais autônoma. Quando a criança percebe que esta sendo cuidada, sente-se segura. Aos poucos ela vai adquirindo autonomia para tentar fazer sozinha aquilo que fazia com auxílio de alguém, até o momento em que se torna independente, cuidando de si mesma. Com a experiência, ela aprende não apenas a cuidar de si, mas também a cuidar do outro.
Já educar a criança é criar condições para ela apropriar-se de formas de agir e de significações presentes em seu meio social, formas estas que a levam a constituir-se como um sujeito histórico. Ao fazê-lo, a criança desenvolve sua afetividade, motricidade, imaginação, raciocínio e linguagem, formando um auto conceito positivo em relação a si mesma.
Uma educação que cuida da criança propõe metas valiosas a sua aprendizagem e seu desenvolvimento e, além disso, seleciona experiências de aprendizagem socialmente relevantes e pessoalmente significativas.
Dados de pesquisa sobre o desenvolvimento infantil (particularmente os analisados 0,2 numa perspectiva sócio-histórica elaborada com base nos trabalhos de VYGOTSKY e WALLON, e ampliados a partir dos apontamentos trazidos pela Antropologia, Sociologia, Lingüística e outras ciências) apontam que a criança nasce com condições para interagir com parceiros mais experientes – seus pais, outros familiares, os educadores, outras crianças mais velhas – que lhe apresentam continuamente novas formas de se relacionar com o mundo a fim de compreendê-lo e transformá-lo. Ela tem voz própria e deve ser ouvida, pois é produtora de conhecimento, de cultura e de uma identidade pessoal. Por meio dos relacionamentos que a criança estabelece, não só com os adultos, mas também com outras crianças, ela nomeia objetos, imita pessoas ou outros elementos que observou, traça desenhos, formula perguntas, elabora respostas, constantemente significando o mundo a sua volta, influenciando-o e sendo influenciado por ele.
Vigotski trabalha em cima da obra de Piaget, que diz que uma criança com menos de 8 anos, não mantêm uma vida social estável, seu pensamento é autistico e esta ligado ao egocentrismo. ´´O pensamento autistico é subconsciente, isto é, os objetivos que persegue e os problemas que coloca a si mesmo não estão presente na consciência. Não está adaptado a realidade externa, mas cria pra si uma realidade de imaginação ou de sonhos.``(Citado por Vigotski; PIAGET, 29, PP. 59-60).

Conclusão

Concluímos que a criança na 1ª infância caracteriza, sobretudo pelo movimento, o espírito de aventura e descoberta, a necessidade de expansão, o egocentrismo e a fantasia.
A criança tem o seu estímulo, e dentro de seu pensamento egocêntrico, ela toma atitudes de acordo com o que ela pensa, e não de acordo com a realidade. Para se criar esse egocentrismo, a criança teve uma espécie de espelho, que pode ser a mãe, o pai ou uma pessoa mais próxima dela.

Referências

EDUCAÇÃO INFANTIL, elaborado pela DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TECNICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2006.

VIGOTSKI.L.S, Pensamento e Linguagem, São Paulo, 1998.

RODRIGUE. M, PSICOLOGIA EDUCACIONAL, 1976, EDITORA MC GRAWHILL